Porto Alegre / Tramandaí - Rio Grande do Sul
 

Celular / Whats:  (51) 984.771.909 

Telefone: (51) 3737.1228

Como plantar Grama - 7 Passos simples para você economizar com a instalação (Passo-a-Passo)

Algumas técnicas de como plantar grama são o que separam um gramado verdinho e uniforme de um gramado de rodovia. Muitas pessoas preferem pagar profissionais qualificados para plantar a grama, porém se você tem um jardim pegueno e está a fim de economizar uma parte do orçamento plantando a grama você mesmo, este artigo é para você. Confira 7 dicas simples que separamos para você saber como plantar grama de uma maneira profissional. Coloque suas luvas e mãos à obra!


 

01. Prepare o local de forma prática:

 

Utilize o carrinho de mão para remover do seu terreno quaisquer restos de obra da superfície, como pedaços de tijolo, concreto, brita, enfim, todo material não-orgânico. Não utilize material de obra para aterrar seu jardim próximo da altura da grama.

 

 

 

 

02. Remova todo o verde:

 

Utilize a enxada para remover matinhos do seu jardim. Lembre-se de tirar com raiz, pois ervas daninhas são muito resistentes e podem voltar a brotar se suas raízes estiverem intactas. Utilize um ancinho para rastelar os restos de vegetação. As daninhas se enroscam no ancinho deixando a terra no solo, facilitando o trabalho. Descarte o material em um entulho.

 

 

 

 

 

 

03. Nivele o terreno para receber a terra:

 

Nessa parte você deve corrigir desníveis no seu terreno, deixando o mais plano possível antes de plantar a grama. Utilize novamente a enxada para remover taludes e nivelar depressões no terreno. Nas partes que você aterrar, soque a terra com a enxada para elas não baixarem futuramente. É importante que você não deixe nenhuma parte para arrumar depois, porque será bem mais difícil do que agora.

 

 

 

 

 

04. Espalhe o composto para grama:

 

Traga os sacos de composto para o jardim e comece a despejá-los no jardim, utilizando o ancinho para espalhar de maneira uniforme. Utilize uma camada de 2 a 3 dedos de composto antes de platar as leivas de grama. Nunca plante sua grama diretamente sobre o solo, pois a grama é uma planta que requer muitos nutrientes para manter seu ciclo de produção de folhas. Sem um composto adequado, os tapetes de grama podem até mesmo não se adapta compor ao solo e amarelar.

 

 

 

05. Hora de plantar os tapetes de grama:

 

Utilize um rodinho de cozinha para deixar o composto lisinho e nivelado como um piso de concreto, e então comece a plantar os tapetes de grama a partir de um ponto de referência (pode ser o encontro de dois muros, uma parede, ou um nível de altura que você quer acompanhar). Comece sempre na direção contrária da saída do local, para evitar pisar na grama recém plantada durante o processo.

 

 

 

 

06. Encaixe os cantos e faça os recortes:

 

Durante o plantio, é muito importante que você não deixe vãos entre as leivas, não deixe bordas para cima, e não deixe cantinhos sem grama. Quando o tamanho de uma leiva de grama não encaixar, faça o recorte com uma faca de serrinha e plante no local. Se você estiver fazendo o plantio em um dia de sol, lembre-se de regar as leivas plantadas imediatamente após colocá-las no chão, para evitar que percam água e ressequem.

 

 

 

 

07. Finalize com a cobertura de areia:

 

Depois de plantar os tapetes de grama, despeje um pouco de areia fina em cima do gramado e espalhe com o rodinho de cozinha. O objetivo nessa parte é corrigir partes mais baixas e selar os vãos entre as leivas, deixando seu gramado mais uniforme depois de estabelecido. Conclua com uma irrigação bem generosa, evitando esguicho concentrado para não fazer buracos na grama.

 

 

Plantar grama em placas é uma tarefa simples. Se você tiver alguém mais para ajudar, vai ser uma atividade bem divertida. Use essas dicas para economizar um bom dinheiro no orçamento do seu gramado e ter resultados profissionais! Se você prefere que nossa equipe instale a grama, solicite um orçamento clicando aqui !


 

Compartilhar
Please reload