Como cuidar do gramado - Tenha um tapete verde por muitos anos

Um gramado invejável precisa ser bem plantado e bem cuidado. Este post é um manual de cuidados com a grama, para que você não tenha dúvidas na hora de cuidar do seu gramado e garanta sempre um tapete bem verde e resistente.

 

Irrigação:

 

 

Molhe sua grama cinco vezes durante o dia (especialmente com sol) de forma generosa, ou sempre que você notar que a grama não está com um verde intenso. Um descuido na irrigação pode resultar em semanas de trabalho para recuperar a grama queimada, ou até a perda do gramado. Após cerca de 20 dias, a necessidade de irrigação reduz muito, podendo ser uma vez por dia ou menos.

 

 

Corte:

 

 

O primeiro corte deve ocorrer uma semana depois de a grama ter sido plantada. O fator mais determinante para a estética do gramado é o corte. Se você deixar a grama crescer demais, quando cortar, vai deixá-la amarela. Com o tempo, a grama fica fraca e começa a apresentar falhas, ficando mais vulnerável aos ataques de inço. Mantenha a altura máxima de 2 a 3 centímetros para as espécies São Carlos e Esmeralda, e a altura de 1,5 a 2 cm para a espécie Americana (Zeon).

 

 

 

Aparas:

 

 

Sempre que você cortar sua grama, remova as aparas com uma vassoura de jardim ou ancinho. Ao contrário do que as pessoas acreditam, a grama cortada não serve de adubo imediatamente. Ela leva um certo tempo até se decompor, e nesse meio tempo ela forma uma camada nos rizomas do gramado que prejudica a absorção de água, podendo deixar a grama com aspecto de seca.
 

 

Ataques de inço:

 

 

Sementes de ervas daninhas são carregadas por pássaros, pelo vento e por insetos. Nenhum gramado estará livre da luta natural por nutrientes, mas certamente um gramado forte, saudável e vigoroso será muito mais resistente contra inços. Quando você avistar algo diferente crescendo no meio da grama, arranque imediatamente com raízes, utilizando uma faca de serrinha. Não espere os inços florescerem e largar sementes por todo o gramado.

 

 

 

 

Esses são os cuidados essenciais com qualquer gramado, para você manter a qualidade da sua grama por muitos anos. Siga essas dicas à risca e seja sempre o vizinho da grama mais verde  =)
 

  

Compartilhar
Please reload

Porto Alegre / Tramandaí - Rio Grande do Sul
 

Celular / Whats:  (51) 984.771.909 

Telefone: (51) 3737.1228