top of page
Planalto Gramas
  • Instagram
  • Foto do escritorLeonardo Ilha

Como Adubar Grama da forma certa

Atualizado: 25 de fev. de 2023

Descubra quando, como e com o que adubar seu gramado para obter o máximo desempenho e coloração.


Adubar Grama Esmeralda, Catarina ou Americana, confira o melhor adubo para sua grama!

Muitas pessoas cometem erros na hora de adubar a grama, causando muitas vezes no gramado um efeito inverso do que é desejado, deixando o gramado mais amarelado ou fragilizado em vez de mais verde.


Veja as próximas dicas para garantir que seu gramado obtenha o melhor resultado!


1 - Adubar fora de época - O erro Fatal


É muito comum as pessoas recorrerem ao adubo para melhorar a coloração da grama quando o gramado começa a ficar amarelado, o que costuma acontecer no inverno, quando a grama está em dormência. Acontece que mesmo com abundância de nutrientes, dificilmente o gramado terá uma excelente coloração no inverno, pois a grama não está conseguindo se desenvolver por conta do frio. Ao colocar um adubo rico em nitrogênio (que é o que faz a grama ficar verde), esse nitrogênio tende a reter umidade na superfície da grama, estimulando doenças fúngicas.



2 - Frequência de Adubação


Mas quando, então, adubar o gramado? A ideia é estimular o máximo vigor e coloração da grama durante os meses quentes, para que ela chegue no inverno o mais forte possível e sofra o mínimo possível com as baixas temperaturas. A frequência de adubação ideal é de pelo menos 1x a cada 30 dias nos meses quentes do ano.


Adubo para grama, adubar grama esmeralda, adubar com ureia, adubar com npk
Grama em máximo desempenho graças à adubação correta

3 - Irrigação da grama após adubar


Após aplicar qualquer adubo sobre o gramado, deve-se irrigar abundantemente de 2 a 3x ao dia para que o adubo dissolva e desça para a raiz da grama, evitando queimaduras nas folhas do gramado. O ideal é aplicar logo antes da chuva para economizar água.


4 - Terra preta por cima da grama


Outra coisa muito comum é as pessoas aplicarem terra preta em cima da grama. Isso jamais deve ser feito, pelos seguintes motivos:

  • 95% das terras pretas que se comercializam no mercado não são 100% livres de ervas daninhas trazendo surtos de inços para o gramado;

  • A terra preta não escoa perfeitamente na superfície da grama, deixando o gramado sujo por várias semanas e retendo umidade excessiva nas folhas da grama;

  • A concentração de nutrientes da terra preta é baixíssima, e o volume de material necessário torna o custo de produto e mão de obra muito altos em relação ao baixo resultado proporcionado.

5 - Como então, Adubar a Grama?


Para o melhor custo x benefício e melhor resultado na grama, é indicado utilizar um adubo químico granulado, pois este além de ser livre de inços, oferece uma rápida absorção pela grama e alta concentração de nutrientes. Para utilizar o adubo granulado, basta jogar sobre o gramado com a mão, como se estivesse "temperando" a grama, e em seguida irrigar em abundância.


Conheça o melhor adubo Granulado para Gramados


Na dúvida de qual adubo adquirir? Temos a melhor solução em adubo Granulado, o YaraComplex. Este adubo para grama é um complexo de nutrientes essenciais para o gramado, contendo N-P-K mais 5 micronutrientes. Importado da Noruega, é o adubo mais utilizado pelos agrônomos em gramados profissionais.

Com apenas de 0,94 a 0,48 centavos por m², de acordo com o tamanho do gramado, você recebe máximo desempenho da sua grama. Clique Aqui, e saiba mais! Enviamos para todo o Brasil!

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page